segunda-feira, 25 de maio de 2015

EXPEDIÇÃO TURÍSTICA OSORINHO - FAZENDA DOS GAZARINI E SANEAGO



EXPEDIÇÃO TURÍSTICA OSORINHO - FAZENDA DOS GAZARINI E SANEAGO

A saída foi no Armazém da Cultura por volta das 7:30, em direção a fazenda Estiva do grupo Irmãos Gazarini. 
Encontramos com o senhor Sebastião empregado dos Gazarini que nos ofereceu um delicioso café da manhã e nos apresentou o plano de manejo em busca da sustentabilidade do agropecuarista Gazarini. Sr Sebastião nos levou a um local de recuperação de área degradada que teve início com a professora Ercilene Valentim e seus alunos de 2ª Série e outras do Fundamental da Escola J.K. em parceria com Secretaria do Meio Ambiente e Saneago, iniciado aproximadamente dois anos atrás, logo que os Gazarini se instalaram na região. Mais tarde nesta mesma área o SENAR-GO através do Sindicato Rural de Serranópolis ministrou um curso de Recuperação de Áreas Degradáveis onde foram reflorestados com mais mudas do cerrado e nesta eu tive participação. O gerente de operações da Saneago Antonio Carlos Gonçalves já tinha participado de duas etapas escolares de plantio que para nossa surpresa levou sua filha Júlia Maia Gonçalves ex aluna da professora Ercilene Valentim na época, que pode observar que sua plantinha uma Aroeirinha (Schinus terebinthifolius) estava maior que ela e, para alegria nossa pudemos observar no local um ressurgimento de uma nascente do córrego Morangas antes seca, mas que hoje abastece três tanques de água próximos a sede.

Depois fomos até outra parte do córrego Morangas totalmente desleixado sem mata ciliar e sem um plano de recuperações de áreas degradadas por parte da Usina Energética de Serranópolis que faz seu plantio de cana desde os anos de 2003, que preferiu se beneficiar da Lei Federal que delimita 30 metros para pequenos córregos ignorando totalmente a Lei Municipal que delimita 50 metros de mata ciliar  devido importância do córrego Moranga, mais 30 para trabalhos de plantios de maquinários pesados. Houve uma indignação geral por parte dos visitantes e cobranças ao Secretário do Meio Ambiente  José Sebastião de Oliveira que ali estava.

Por fim fomos até a ETA (Estação de Tratamento de Água - Saneago) onde vimos reflorestamentos próximo ao local por parte da empresa e plantamos novas mudas próximas ao córrego Morangas e a Subestação da Saneago. Neila Carvalho Lima Amorim (Secretária de Cultura e Turismo de Serranópolis) iniciou sua fala com direitos e deveres ao cumprimento das leis Ambientais e/ou a falta de fiscalização e o cumprimento destas. Antonio Carlos Gonçalves (Gerente da Saneago) abordou sobre funcionamento e qualidade da água nos reservatórios, nos mostrou as instalações e procedimentos. E para finalizar José Sebastião de Oliveira "Zé varanda" (Secretário do Meio Ambiente de Serranópolis) falou do trabalho de sua secretaria e das dificuldades de suas fiscais de meio ambiente em prol do Córrego Morangas.
Perguntas foram feitas e respondidas devido as problemáticas dos munícipes sobre crescimento do câncer na cidade.
Foi muito importante porque o índice de câncer no país é assombroso e Serranópolis mesmo sendo uma cidade de poucos habitantes não é muito diferente nesta questão e em questões ambientais.
E terminamos com um saboroso almoço. 
Perante o que pudemos observar muitas coisas precisam serem copiadas e outras a serem acertadas, mas no contexto geral a expedição foi muito proveitosa.

Obrigado ETA (Saneago) e Fazenda Estiva (do Grupo Irmãos Gazarini) por abrirem sua portas à Secretaria de Cultura e Turismo de Serranópolis, a Secretaria de Meio Ambiente de Serranópolis,  a ACOTES ( Associação de Condutores de Turismo de Expedição de Serranópolis) e população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário