O Museu que teve sua reestruturação acompanhada pela consultoria de uma museóloga do IBRAM, Girlene Chagas Bulhões, é uma das intituições do Armazém de Cultura e foi reinaugurado neste complexo cultural. Anteriormente o museu ocupava as dependencias do CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e hoje, possui um espaço que confere a adequação da expografia de todo o seu acervo, que é composto por peças que retratam aspectos naturais, pré - históricos, históricos e culturais da região.
O espaço expositivo do Museu ganhou uma sala de exposição temporária que antes o Museu não possuía. A sala foi inaugurada com uma belíssima exposição de fotografias do fotógrafo Jataiense , Roosevelt Vilela que registrou de maneira muito original, a escavação realizada em 1996, do Homem da Serra do Cafezal , de 11.000 anos, Na Gruta do Diogo, Município de Serranópolis. São ampliações fotograficas, algumas grandes angulares, que conta a história do municipio diante do mundo.
Outro espaço que o museu ganhou foi o Memorial do Mateuzinho, uma justa homenagem ao Sr. Mateus Gonçalves, já falecido, que o antigo proprietário do Armazém, quando era um armazém de grãos e também pelo fato de ser um homem completamente envolvido com as artes e a cultura. Por isso foi mantida a antiga máquina de beneficiár arroz no espaço do Memorial, que conta um pouco de sua história e fotografias da cidade, que o próprio Sr. Mateus encomendou na década de 70 e que foram todas doadas pela família.
Outras exposições que já pertenciam ao acervo do Museu tiveram sua expografia integradas com o espaço de maneira que o visitante acompanha o conteúdo e o contexto da mostra, como participante da própria exposição.
Vinculado a Secretaría de Cultura e Turismo, o Armazém será um ponto de disseminação cultural, de referência turística e, sobretudo de atendimento à Secretaria de Assintência Social, pois apresenta propostas que efetivam a participação da comunidade no exercício da Cidadania, de contrução e intercâmbio do conhecimento, estruturando-se em opções de lazer, convivência, sociabilidade, resgate da memória e auto-estima.
Quatro galpões formam o complexo cultural ARMAZEM DE CULTURA:
- MUSEU SERRA DO CAFEZAL - espaço onde o museu apresentará seu acervo.
- Bazar SERRANO - espaço para comercialização de produtos arteanais.
- POLI-arte - espaço para o desenvolvimento de diversas oficinas de artes e artesanato.
- Sala Eliziário - auditório para a realizações de diversas manifestações artísticas e culturais:
Eventos, convenções, seminários, congressos, cinema, e etc.
- CAT - Centro de Atendimento ao Turista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário